Perfil

Jornalista - Apresentadora - Locutora

Renata Maron é apresentadora do Grupo Bandeirantes de Comunicação e está a frente da tv há 18 anos. É pós-graduada em direção editorial pela ESPM, de São Paulo. E tem graduação em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Aperfeiçoou-se em cursos de interpretação para tv e locução no Senac e no Espaço Renoir. Além de possuir DRT como atriz profissional.

Começou na tv no Grupo Bandeirantes de Comunicação aos 19 anos, passando pelas áreas de produção, edição, reportagem e apresentação.

No canal Terraviva, apresentou o jornal inglês Brazil Ag Report, transmitido nos Estados Unidos pela emissora norte-americana, RFD-TV.

No Canal Rural foi repórter e por 5 anos esteve a frente do programa matinal Bom Dia Campo.

Em 2014, retornou ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde atua nos canais Bandeirantes, Terraviva e Band Internacional. Apresenta um programa jornalístico especializado em agronegócio, política, economia e mercado.

Em 2019 teve sua estreia no Café com Jornal com o quadro Agro em Foco. Apresenta o contéudo especializado três vezes na semana. E desde o início de 2020 apresenta o quadro no Primeiro Jornal, da Band.

Em abril estreou seu Podcast - Renata Maron Entrevista. Uma conversa com líderes, CEOs e diretores sobre a análise e desafios da pandemia. O conteúdo é disponibilizado todos os sábados no Spotify.

A apresentadora e jornalista também realizou programas e coberturas especiais em alguns países, como Nova Zelândia, Estados Unidos e França.

No fim de 2019 realizou a sua primeira cobertura no Oriente Médio. Foi convidada para fazer a cobertura da comitiva presidencial na Arábia Saudita.

Realizou mais de 24 ao vivos, 5 reportagens factuais e uma série especial com 3 reportagens mostrando a relação comercial entre Arábia Saudita e Brasil.

Já entrevistou mais de 15 mil pessoas.

A apresentadora e jornalista também realizou programas e coberturas especiais em alguns países, como Nova Zelândia, Estados Unidos e França.

Na Nova Zelândia apresentou uma série com 5 programas especiais sobre a qualidade do leite e tecnologias para a produção naquele país. Também apresentou 25 reportagens especiais sobre as duas ilhas que identificam a Nova Zelândia, com matérias sobre turismo, cultura, história, gastronomia, produção agrícola, entre outros.

Na França desenvolveu um documentário especial sobre um dos maiores cavaleiros europeus e apresentou uma série especial de 5 reportagens sobre o sul do país.

E, nos Estados Unidos percorreu o meio oeste americano para conhecer a produção de grãos por lá. Desenvolveu 7 reportagens especiais.



Prêmios:

- Top 10 Jornalistas Linkedin - eleita uma das 10 jornalistas mais influentes da atualidade pelo Linkedin.
- Melhor reportagem de Tv - Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia 2019. Concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.
- Melhor programa Tv - Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia 2018. Concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.
- Melhor programa Tv - Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia 2017. Concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.
- Prêmio Destaque do Comércio - Segmento Jornalismo
- Prêmio Mulher do Ano 2015
- Mãos e Mentes que Brilham 2014
- Destaque em Comunicação pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Cultura.
- Apresentadora e Jornalista Destaque Ano 2013
- Melhor reportagem de Gastronomia concedida pela Câmara Municipal de São Paulo - “79 anos do Mercadão”. 2012.
- Troféu de Honra ao Mérito da Ordem dos Músicos do Brasil pelo trabalho de divulgação de arte e cultura. 2011.